Sucessão Empresarial

Proteção Empresa
Proteção Empresa
Proteção aos Sócios
Proteção aos Sócios
Valores aos Herdeiros de Direito
Valores aos Herdeiros de Direito
Recurso Imediato Sinistro
Recurso Imediato Sinistro
Somos especialistas e temos o melhor preço
Somos especialistas e temos o melhor preço

Sucessão Empresarial

O seguro Sucessão Empresarial é um Seguro de Vida que visa amparar a empresa perante os riscos financeiros e patrimoniais, diante um difícil momento de falecimento de um dos sócios.

Como beneficiária do seguro, a empresa contratante poderá utilizar este capital para pagar aos herdeiros legais o valor correspondente às cotas do sócio falecido.

Assim, os herdeiros podem ter seus direitos mantidos e os demais sócios podem continuar suas atividades sem que os herdeiros assumam parte do controle acionário da empresa.

 

Benefícios e Coberturas

  • Cobertura para os sócios em caso de morte sem interferência de herdeiros;
  • O beneficiário do seguro é a própria Empresa;
  • Indenização do seguro não entra em inventário e não incide imposto de renda;
  • Possibilidade de contratação do capital segurado de até R$25.000.000,00 por sócio;
  • Oportunidade de negociar a contratação do produto para que proponentes que exercem profissão de maior risco, pratiquem esportes radicais ou ainda sejam portadores de alguma doença consideradas agravantes, respeitando as condições e as restrições de acordo com o risco;
  • Para a empresa, este seguro minimiza riscos financeiros e/ou patrimoniais, além de permitir a continuidade da atuação da empresa com as características administrativas habituais, sem a intervenção de pessoas despreparadas à rotina da empresa;
  • Para os demais sócios, disponibiliza os recursos necessários para adquirir a sua cota, ou seja, a parte do sócio ausente sem mexer no capital ou no caixa da empresa;
  • para os herdeiros, o pagamento dos valores em direito, oferece o amparo necessário no caso da perda do seu provedor e a tranquilidade de não se preocupar com a administração de um negócio;
  • Permite que o patrimônio conquistado pelos sócios por tanto esforço seja mantido;
  • ITCMD (imposto sobre Transferência Causa Mortis e Doação) varia entre 2% a 8% no Brasil, causando uma despesa significativa. Mesmo sendo uma das menores do mundo, pode vir a sofrer reajustes futuros. No exterior, esta alíquota pode chegar a 50%. Por isso, em alguns países, esta cultura do seguro de sucessão empresarial é consolidada.

 

Seguro Sucessão é calculado com base no valor da empresa e da participação societária de cada um, sem relação direta com renda e despesas familiares como nos seguros de vida tradicionais. Os próprios sócios devem determinar quanto vale sua empresa. A seguradora sugere que sejam usados parâmetros universais de avaliação, em especial o valor do patrimônio líquido da empresa no último balanço antes da contratação do seguro, de forma que seja, assim, atualizado todo ano. O limite máximo do capital garantido depende do valor patrimonial da empresa e da participação acionária do sócio falecido.

 

Para que isso não seja passível de discussão e o seguro possa ser contratado, é preciso promover com antecedência e particularmente a alteração do contrato social da empresa que passará a indicar a empresa como beneficiária do seguro e a proibição de que herdeiros, usando as cotas do sócio falecido, passem a fazer parte do quadro social.

Além disso, as mudanças devem incluir uma fórmula de cálculo das cotas preestabelecida e incontestável, uma forma de apuração de direitos, um modo de pagamento e de capitalização, além da redistribuição de cotas, resolução e liquidação. Isso implicará a garantia de compra dos direitos de sucessão do sócio falecido e permitirá, ainda, que um novo sócio seja adimitido no negócio.

 

A contratação do seguro pode prever, além da cobertura de morte por causas naturais ou acidentais do sócio e da proteção financeira dos seus sucessores, o pagamento direto dos herdeiros pela seguradora, sem incidência de impostos, inventário ou prévia dedução de eventuais dívidas deixadas. Também são contratações opcionais a Assistência Funeral padrão nobre (todas as providências e pagamentos inerentes á organização do enterro) e Assistência Viagem (nacional ou internacional).

Solicite nossa Consultoria 

Tags: sucessao empresarial, empresa sucessao, empresarial, empreendedor, empreendedorismo
>

VAMOS LHE AJUDAR

Endereço

comercial@satreseguros.com.br 

Rua Silvestre Ferraz  41 Centro

Pouso Alegre - MG  37.550-126

(35) 3422-2745 (35) 9 9105-9051