SEGURO AMBIENTAL - VEJA QUAL SUA IMPORTÂNCIA

SEGURO AMBIENTAL - QUAL SEUS BENEFÍCOS? E PORQUE DEVEMOS CONTRATAR?

Somos uma corretora especialista em Seguros Ambientais, temos mais de 20 anos de atuação no segmento, sendo uma das pioneiras nesse mercado com atuação dedicada ao segmento, Industrias Químicas, Combustíveis, Transportadoras de Cargas Perigosas e Empresas que operam com resíduos. Temos clientes em todos os estados do Brasil!

 

 

Como funciona o seguro ambiental no Brasil

Para que uma empresa possa contratar um seguro ambiental, é preciso ela esteja em dia com todas as licenças ambientais e documentos comprobatórios da Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Pode ser que outros documentos se façam necessários, mas isso será determinado pela seguradora.

 

É necessário também identificar os potenciais danos da empresa passíveis de ser classificados como dano ambiental. Eles podem ser descritos como:

 

  • Ecológico puro: é o dano caracterizado pela destruição parcial ou total de componentes naturais do ecossistema.
  • Individual: é aquele que viola interesses pessoais, legitimando os lesados a uma reparação pelo prejuízo patrimonial ou extrapatrimonial.
  • Imediato: quando o efeito surge no instante em que se dá a ação danosa. Exemplo: um vazamento de poluentes num rio, matando fauna e flora locais.
  • Histórico: é o dano que, originado no passado, continua a produzir efeitos.
  • Futuro: é o dano sem efeito imediato, mas que apesar de partir de um evento no presente, pode gerar novos danos ou ter seus efeitos prolongados.

 

Benefícios do seguro ambiental

Os benefícios da cobertura do seguro ambiental muitas vezes não são perceptíveis imediatamente em comparação aos demais seguros, por isso muitas empresas ainda não têm ciência da importância deles. No entanto, o seguro ambiental define soluções para atender às necessidades de gerenciamento de risco da empresa, gera prevenção de perdas e tranquilidade para sua empresa , além de auxiliar na mensuração dos riscos de passivos ambientais envolvidos em transações de fusão ou aquisição.

Ele tem a vantagem de estar alinhado a todos os conceitos técnicos relativos à poluição ambiental previstos pela Lei Brasileira, por isso também é um grande aliado na proteção ambiental, visto que auxilia o segurado a manter todas as conformidades em dia.

Sua contratação por si só também já contribui diretamente a favor da empresa em casos de aplicações de penalidades, pois gera favorecimento por parte da lei por haver o entendimento de que houve providências para proteger o Meio Ambiente, já que não é possível contratar o seguro ambiental se a empresa não estiver em conformidade com os requisitos ambientais.

 

Como funcionam a proteção e as coberturas do seguro ambiental

O seguro ambiental garante ao segurado a proteção contra prejuízos gerados por contaminação e poluição do Meio ambiente resultantes do exercício de suas atividades, permitindo que muitos dos prejuízos sejam ressarcidos.

 

Dentre as coberturas existentes no seguro ambiental, as principais são:

  • Cobertura de danos pessoais e materiais (dentro e fora do local);
  • Isolamento e limpeza do local prejudicado e arredores;
  • Responsabilidade no descarte de resíduos;
  • Remediação de danos;
  • Cobertura de lucros cessantes (que pode cobrir segurado e terceiros);

 

Você pode ficar sabendo mais ainda sobre as coberturas e leis que exigem esse seguro, para previnir grandes problemas e dar uma mãozinha para sua empresa ao soluciona-los!

Acesse nossa página que fala sobre o Seguro Ambiental, ou entre em contato conosco e tire suas dúvidas.

Tags: Seguro Ambiental, #seguroambiental, Ambiental, Meio Ambiente

Endereço

comercial@satreseguros.com.br 

Rua Silvestre Ferraz  41 Centro

Pouso Alegre - MG  37.550-126

(35) 3422-2745 (35) 9 9105-9051