O QUE O TRANSPORTADOR DEVE SABER AO CONTRATAR O SEGURO DC (DESAPARECIMENTO CARGA)

  • 0

O QUE O TRANSPORTADOR DEVE SABER AO CONTRATAR O SEGURO DC (DESAPARECIMENTO CARGA)

Desaparecimento de Carga - Seguro

RISCOS COBERTOS – DESAPARECIMENTO CARGA – DC

SEGURO ADICIONAL A APÓLICE DE RCTRC QUE GARANTE O DESAPARECIMENTO TOTAL DA CARGA , CONCOMITANTE (JUNTO) COM O VEICULO , DURANTE O TRANSPORTE, EM DECORRÊNCIA DE APROPRIAÇÃO INDÉBITA E OU ESTELIONATO , FURTO SIMPLES OU QUALIFICADO , EXTORSÃO SIMPLES OU MEDIANTE SEQUESTRO;

ROUBO DURANTE O TRÂNSITO, O DESAPARECIMENTO TOTAL OU PARCIAL DA CARGA, DESTE QUE O AUTOR DO DELITO TENHA ASSUMIDO CONTROLE VEICULO TRANSPORTADOR, MEDIANTE GRAVE AMEAÇA OU EMPREGO DE VIOLÊNCIA CONTRA MOTORISTA.

CASO O DONO DA MERCADORIA TENHA O SEGURO DA CARGA, ELE PODE DISPENSAR O TRANSPORTADOR DA CONTRATAÇÃO DESTE SEGURO MEDIANTE CARTA DE DDR (DISPENSA DE DIREITO DE REGRESSO). ESTA CARTA DEVE SER ENVIADA A SEGURADORA DO TRANSPORTADOR QUE  O ISENTARÁ DA COBRANÇA.

RISCOS NÃO COBERTOS:

  • NÃO AVERBAÇÃO JUNTO A SEGURADORA ANTES DO EMBARQUE
  • INOBSERVÂNCIA AS DISPOSIÇÕES QUE DISCIPLINAM O TRANSPORTE DE CARGA POR RODOVIA;
  • FURTO SIMPLES PARCIAL – EXEMPLO – MOTORISTA PAROU PARA ALMOÇAR E QUANDO VOLTOU PARTE DA CARGA HAVIA SIDO FURTADA , SEM LEVAR O VEICULO.
  • NÃO CUMPRIMENTO DAS REGRAS DE GERENCIAMENTO DE RISCOS: OS GRs DAS SEGURADORAS SÃO 4:

1)CADASTRO DE MOTORISTA – OBRIGATÓRIO EM TODAS AS SEGURADORAS

2) USO DO RASTREADOR HIBRIDO (SATÉLITE E CELULAR)  –  UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS, COMPONENTES, ATUADORES E CONFIGURAÇÕES EXIGIDAS NA APÓLICE (DE ACORDO COM O SUBLIMITE DE ACEITAÇÃO NA  CONTRATAÇÃO)

3) MONITORAMENTO POR EMPRESA HOMOLOGADA EM CONFORMIDADE COM A APÓLICE  (DE ACORDO COM O SUBLIMITE DE ACEITAÇÃO NA  CONTRATAÇÃO)

4) USO DE ISCAS OU ESCOLTAS.

  • NÃO OBSERVAÇÕES DOS VALORES TRANSPORTADOS COM OS VALORES CONTRATADOS DA APÓLICE.
  • ACUMULO DE DIFERENTES MERCADORIAS.  A SEGURADORA PAGA ATÉ O MAIOR SUBLIMITE CONTRATADO, E NÃO O LIMITE MÁXIMO DE CADA MERCADORIA.
  • ATENTAR QUANTO AS CLAUSULAS DE HORÁRIO DE TRANSITO DOS VEÍCULOS, CHECK LIST,  ETC…

OBS.: – QUALQUER ALTERAÇÃO NO PERFIL DA CARGA TRANSPORTADA OU VALORES, DEVE SER COMUNICADO IMEDIATAMENTE AO CORRETOR PARA ANÁLISE JUNTO A SEGURADORA. EXEMPLO: HOJE TRANSPORTA COMBUSTÍVEL, AMANHA COMEÇA TRANSPORTAR MEDICAMENTO… ATENTAR TAMBÉM  MERCADORIAS NÃO COMPREENDIDAS NO SEGURO E  AOS GRUPOS DE MERCADORIAS E SEUS RESPECTIVOS SUBLIMITES DE INDENIZAÇÃO.

COBRANÇA  :  MENSAL. SOMAM-SE TODAS AS AVERBAÇÕES DENTRO DO MÊS E APLICA-E A TAXA CONTRATADA.  SE O VALOR APURADO  FICAR ABAIXO DO MINIMO MENSAL, COBRA-SE O MINIMO MENSAL + IOF 7,38%. SE FICAR ACIMA DO MINIMO, COBRA-SE O VALOR APURADO + 7,38% IOF.

MESMO NÃO AVERBANDO DURANTE O MÊS, A COBRANÇA DO PREMIO MINIMO MENSAL É DEVIDA. A COBRANÇA É SEMPRE POSTERIOR AO MÊS DE EMBARQUE.

COM ESTAS INFORMAÇÕESS O TRANSPORTADOR TERÁ MAIOR CONHECIMENTO DE SUA APÓLICE, TOMANDO AS MEDIDAS NECESSÁRIAS PARA REGULARIZAR A SUA APÓLICE EVITANDO SITUAÇÕES DESAGRADÁVEIS EM CASO DE SINISTRO.


Deixe um Comentário

FACEBOOK

Facebook By Weblizar Powered By Weblizar